Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus. blog comments powered by Disqus

Consultoria: Fisioterapia aquática na Paralisia Cerebral


Olá,

Sou mãe de um portador de Paralisia Cerebral e adorei o blog. Estamos reformando a nossa piscina para "brincar" com nosso filho. Nesses seis anos de vida dele, aprendemos que podemos ajudar muito no processo de reabilitação dele, sem substituir, evidentemente, os profissionais. Ele é diplégico, anda com auxilio de andador e seria muito legal receber dicas de como brincar com ele na água em prol de mais equilíbrio e independência na marcha.

Valdinei C. S.

continue lendo a matéria...
Comments

Se eu tivesse uma piscina e nenhum material que conduta adotaria?

O fisioterapeuta possui vários recursos que podem aperfeiçoar a sua intervenção diante de determinada situação clínica e clientela. No entanto, ter os recursos não significa que tratará o paciente de maneira eficiente.

Ter uma piscina como recurso terapêutico e não ter materiais de apoio não limitará o fisioterapeuta a realizar seu trabalho. Porém, se o profissional não estiver preparado para tal situação, pode simplesmente fazer uma sessão de fisioterapia “molhada”.
continue lendo a matéria...
Comments

Fisioterapia Aquática Funcional - Equilíbrio na Paralisia Cerebral Diparética Espástica

Olá a todos,

Para esta leitura decidi trazer um estudo de caso realizado na Fisioterapia Aquática da AACD de Osasco, o qual foi apresentado no XXII Congresso Brasileiro de Medicina Física e Reabilitação em 2010.

A idéia do trabalho foi avaliar a influência da fisioterapia aquática no equilíbrio de um paciente após algumas sessões de terapia. Para isso, participou do estudo uma criança com diagnóstico de PC diparética espástica, nível motor II do GMFCS [1], sendo que o mesmo possuía marcha independente com muletas canadenses. A melhora do equilíbrio dinâmico representaria um ganho importante em suas transferências e deslocamentos na escola, melhorando assim sua qualidade de vida.
continue lendo a matéria...
Comments