Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus. blog comments powered by Disqus

Hidroterapia e Paralisia Cerebral: Revisão Sistemática da Literatura

Hidroterapia e Paralisia Cerebral: Revisão Sistemática da Literatura
Hydrotherapy and Cerebral Palsy: Systematic Review of the Literature

A Hidroterapia tem sido frequentemente indicada para a reabilitação de crianças com Paralisia Cerebral, que graças às particularidades presentes no meio líquido, é capaz de proporcionar uma variedade de benefícios motores, sensoriais, físicos e sociais. Objetivo: Revisar a literatura, buscando evidências sobre a eficácia da Hidroterapia em crianças e/ou adolescentes com Paralisia Cerebral. Método: Foi realizada pesquisa nas bases de dados eletrônicos Pubmed, Google Scholar e Scielo, publicados nos anos de 2000 a 2011 e escritos em português e inglês. Os artigos foram selecionados conforme os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos no presente estudo.

Resultados: continue lendo a matéria...
Comments

Fisioterapia Aquática Funcional - Equilíbrio na Paralisia Cerebral Diparética Espástica

Olá a todos,

Para esta leitura decidi trazer um estudo de caso realizado na Fisioterapia Aquática da AACD de Osasco, o qual foi apresentado no XXII Congresso Brasileiro de Medicina Física e Reabilitação em 2010.

A idéia do trabalho foi avaliar a influência da fisioterapia aquática no equilíbrio de um paciente após algumas sessões de terapia. Para isso, participou do estudo uma criança com diagnóstico de PC diparética espástica, nível motor II do GMFCS [1], sendo que o mesmo possuía marcha independente com muletas canadenses. A melhora do equilíbrio dinâmico representaria um ganho importante em suas transferências e deslocamentos na escola, melhorando assim sua qualidade de vida.
continue lendo a matéria...
Comments

Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) e sua aplicabilidade na Paralisia Cerebral (PC) [atualizado]

Olá estou muito confiante nesse site, pois percebo que o mesmo foi criado para divulgar conhecimento e não para vender produtos como na grande maioria.

Trabalho com Paralisia Cerebral e muitas vezes encontro dificuldades em traçar o meu objetivo com o paciente. Gostaria de saber um pouco mais sobre o GMFCS e através dele é possível direcionar o meu tratamento?

Natália M. R.
Fisioterapeuta - Maringá - PR
continue lendo a matéria...
Comments