Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus. blog comments powered by Disqus

Fisioterapia Aquática Funcional - Equilíbrio na Paralisia Cerebral Diparética Espástica

Olá a todos,

Para esta leitura decidi trazer um estudo de caso realizado na Fisioterapia Aquática da AACD de Osasco, o qual foi apresentado no XXII Congresso Brasileiro de Medicina Física e Reabilitação em 2010.

A idéia do trabalho foi avaliar a influência da fisioterapia aquática no equilíbrio de um paciente após algumas sessões de terapia. Para isso, participou do estudo uma criança com diagnóstico de PC diparética espástica, nível motor II do GMFCS [1], sendo que o mesmo possuía marcha independente com muletas canadenses. A melhora do equilíbrio dinâmico representaria um ganho importante em suas transferências e deslocamentos na escola, melhorando assim sua qualidade de vida.
continue lendo a matéria...
Comments

Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) e sua aplicabilidade na Paralisia Cerebral (PC) [atualizado]

Olá estou muito confiante nesse site, pois percebo que o mesmo foi criado para divulgar conhecimento e não para vender produtos como na grande maioria.

Trabalho com Paralisia Cerebral e muitas vezes encontro dificuldades em traçar o meu objetivo com o paciente. Gostaria de saber um pouco mais sobre o GMFCS e através dele é possível direcionar o meu tratamento?

Natália M. R.
Fisioterapeuta - Maringá - PR
continue lendo a matéria...
Comments

Consultoria: Atuação da fisioterapia aquática na Paralisia Cerebral

Uma outra palestrante do curso “FISIOTERAPIA AQUÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS” apresentou um trabalho de ativação muscular na fisio aquática com uma paciente portadora de PC em nível IV, gostaria de saber se fosse um paciente em nível superior (mais grave), que não tivesse cognitivo preservado, seria interessante um trabalho de ativação muscular na fisio aquática e por quê? Se sim, poderia ser aproveitado os reflexos primitivos que o paciente ainda apresentar para trabalhar uma ativação muscular reflexa?
continue lendo a matéria...
Comments