Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus. blog comments powered by Disqus

Proposta de reabilitação na dupla hemiparesia pós TCE



Olá, meu irmão foi avaliado com dupla hemiparesia pós TCE, gostaria de saber mais detalhes sobre essa sequela e qual tipo de fisioterapia pode ajudá-lo a voltar. Ele já aprendeu fazer algumas coisas só com nossos incentivos tenho certeza que pode aprender mais. Por favor, me ajudem!!! 

Érika B.
Campo Limpo Paulista - SP



Resposta: Érika,
 
Para cada indivíduo com sequelas de TCE existe uma proposta de reabilitação diferente e para isso é necessária uma avaliação multiprofissional especializada.

Sugiro buscar grandes Centros de Reabilitação. Na cidade de São Paulo indico a AACD e a Rede Lucy Montoro. É necessário um encaminhamento médico para que você marque uma avaliação nestas instituições. Converse com o médico que o está acompanhando.

A princípio o objetivo do tratamento fisioterapêutico nos casos de dupla hemiparesia é a estimulação do equilíbrio de tronco. Você deve evitar deixá-lo na cama durante o dia, e necessitará de uma cadeira adequada para mantê-lo sentado a maior parte do tempo.

Existem aparelhos específicos que podem favorecer o ficar de pé. Mas como eu disse no início, estes pacientes são complexos e necessitam não só de fisioterapia, e sim de abordagem multiprofissional, que inclua fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, enfermagem, nutricionista, médico e vários outros profissionais da área de reabilitação.

Só uma equipe especializada poderá avaliá-lo e direcionar você quanto ao potencial que ele tem para desenvolver.

Boa sorte!
 
Profa. Dra Milene S. Ferreira
Médica especialista em Geriatria e Fisiatria
Doutora em Medicina pela UNIFESP
blog comments powered by Disqus