Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus. blog comments powered by Disqus

Participação da Fisioterapia Aquática Funcional no Curso de Pós Graduação da Faculdade da Serra Gaúcha (Caxias do Sul – RS)



No primeiro fim de semana do mês de junho ocorreu na Faculdade da Serra Gaúcha (Caxias do Sul – RS) o módulo de Fisioterapia Aquática Funcional do curso de pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional.

O programa do módulo incluiu aulas teóricas sobre o tema: Fundamentos da Fisioterapia Aquática Funcional, Uso da Classificação Internacional de Incapacidade e Funcionalidade (CIF) na determinação de Objetivos Funcionais, Indicadores de Evolução e Casos Clínicos; além de prática na piscina com pacientes. Os participantes mostraram-se participativos nas discussões o que enriqueceu a nossa aprendizagem nestes dias.

Estas dinâmicas com trocas de experiências proporcionam conhecimento e algo que achei muito interessante. Por ser um curso de pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional, apenas alguns fisioterapeutas trabalham no meio líquido. Entretanto, a metodologia de raciocínio e prática clínica proposta pelo conceito de Fisioterapia Aquática Funcional pode e deve ser transportada para Fisioterapia Neurofuncional como um todo. Na verdade, a Fisioterapia Aquática Funcional criou uma metodologia de tratamento fundamentada em conceitos diversos na busca da funcionalidade do paciente e este modelo de raciocínio clínico pode beneficiar diversos fisioterapeutas em suas práticas.

Gostaria de agradecer o convite feito pela Faculdade da Serra Gaúcha, em especial a fisioterapeuta Alexandra Renosto, responsável pela Fisioterapia Aquática nesta Instituição, e que freqüentemente engrandece nossos eventos científicos de Fisioterapia Aquática Funcional.

Renata D`Agostini Nicolini



blog comments powered by Disqus