Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus. blog comments powered by Disqus

18th European Congress of Physical & Rehabilitation Medicine



header

Nos dias 28 de maio a 1 de junho na cidade de Thessalonik na Grécia, 2 colaboradores do site Fisioterapia Aquática Funcional Alexandre Lara e Lais Cardoso, participaram do 18th European Congress of Physical & Rehabilitation Medicine.
 
 É importante a participação em eventos internacionais para mostrarmos nossa intervenção e colaborar com a comunidade científica em busca do aperfeiçoamento do nosso trabalho através de novos conhecimentos compartilhados.
 
Assim foram levados 2  trabalhos, um em forma de pôster e outro em forma de apresentação oral, sendo os dois estudos de caso.
 
O estudo em forma de pôster teve como objetivo analisar a influência da terapia aquática funcional na transferência de peso para o membro afetado durante a transferência de sentado para em pé. Neste estudo participou um paciente com hemiparesia direita. O protocolo durou oito sessões, com 35 minutos de duração cada. Na avaliação foram coletados dados de ativações musculares de glúteo máximo a direita e a esquerda através da eletromiografia de superfície (EMG), e os dados de transferência de peso do corpo para membros inferiores foi examinado pela baropodometria. Desta forma após o término do protocolo de intervenção foi reavaliado e observamos uma melhora da simetria de ativação de glúteos máximo direito comparado com o esquerdo e melhora da transferência de peso corporal para o membro parético.
 
No estudo da apresentação oral, foi abordado uma forma funcional de atender um paciente com doença de Parkinson com objetivo de melhorar sua funcionalidade na cadeira de rodas através do treino com o metrônomo visando o melhora de ritmo e coordenação motora. Como critério de avaliação e reavaliação foi pedido para o paciente percorrer 10 metros com a cadeira de rodas o mais rapido possível. O tratamento durou 40 minutos com exercicios de extensão de tronco e coordenação motora de membros superiores. Durante todos os exercícios foi utilizado o metrônomo com som ou imagem atuando como um feedback positivo para o paciente. Ao final foi retestado o percursso. Resultado inicial foi em 24 segundos e final de 8 segundos, após uma semana o paciente retornou e estava fazendo em 11 segundos mostrando uma eficácia no tratamento ou na memorização de como realizar a tarefa.

Clique aqui para visualizar o poster apresentado.

 P1000623copy

Daniella Branco (Médica Fisiatra - Gerente de Reabilitação da AACD/Osasco), Lais Cardoso e Alexandre Lara (Fisioterapeutas dos Setor de Fisioterapia Aquática da AACD/Ibirapuera e Colaborados do Site)

Alexandre Lara Moraes
Lais Cardoso

blog comments powered by Disqus