Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus. blog comments powered by Disqus

Construção de piscina terapêutica




Estou fazendo um projeto de um asilo, onde a maioria dos idosos é cadeirante. Estamos projetando uma piscina terapêutica, parece-me que a melhor opção é a borda elevada, estou correta? Qual seria a melhor profundidade para a piscina? O asilo não tem muitos recursos, é um projeto beneficente.

Obrigada.

Desirée R
Santos - SP



Resposta 1: Prezada Desirée,
 
Muito obrigado por prestigiar-nos com sua visita ao nosso site!
 
No seu caso, onde o público será de idosos em sua maioria cadeirante, sem dúvidas a melhor opção é sim a piscina com bordas elevadas. Quanto à profundidade, o ideal seria que o fundo da piscina fosse inclinado, em forma de rampa (que pode ser usada funcionalmente na terapia), com inclinação máxima de 5 graus, de forma a ter uma profundidade máxima em torno de 1,45 – 1,50m e uma profundidade mínima de cerca de 80 - 90cm (nível de água). Mas isso depende da área total da piscina, ou seja, da área disponível para sua construção. Por exemplo, numa piscina de 5m x 3m, você não conseguirá estas profundidades mantendo esta angulação de fundo. Independente de qualquer coisa, pense sempre no seguinte: a construção de uma piscina terapêutica deve ser feita com foco no público que será atendido e, consequentemente, nas atividades que serão desenvolvidas pelos terapeutas / professores para este público, inclusive em longo prazo (projetos futuros, por exemplo, devem ser levados em consideração neste momento).
 
À disposição
Fábio Rodrigues Branco


Resposta 2: Olá parabéns pela iniciativa, a piscina é um importante recurso a ser adotado para o público em questão, principalmente quando a equipe envolvida está preparada e o ambiente adequado.

Questões importantes a serem observadas:

Qual a média de peso deles? Existem auxiliares no local? Talvez apesar da borda elevada, seja necessário um lift, pela fragilidade vascular e de pele destes pacientes são suscetíveis a lesões.
Quantos serão atendidos?
Qual a metragem disponível? Trabalhamos com uma inclinação de 5 graus, então a profundidade varia de acordo com a metragem. O ideal é que tenham desde 1,40m para atividades em flutuação até 1m para atividades em pé.
Alguns cadeirantes podem e devem ficar em pé nesse meio que diminui a descarga de peso conforme o nível de imersão aumenta.
A piscina será coberta?
É preciso ficar atento quanto as variações de temperatura da água e do ambiente.

Quanto ao treinamento técnico da equipe, me prontifico a fornece-lo, in loco, assim que inaugurarem a piscina.
 
À disposição 
Juliana Borges
 
blog comments powered by Disqus