Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus. blog comments powered by Disqus

Ricardo Cristian Hengles

1st European Conference on Evidence Based Aquatic Therapy (ECEBAT)

Tivemos o grande prazer de participar de um dos principais eventos da fisioterapia aquática no ano de 2013: 1st European Conference on Evidence Based Aquatic Therapy (ECEBAT) realizado na cidade de Izmir/Turquia entre 22 e 24 de março de 2013.

ecebat2013

O evento contou com grandes nomes brasileiros e mundiais da Fisioterapia aquática...continue lendo a matéria...
Comments

XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia

Marcamos presença em mais um grande evento nesse ano o XX Congresso Brasileiro de Fisioterapia que aconteceu entre os dias 16 a 19 de outubro de 2013 na cidade de Fortaleza com a temática central "Da Ciência da Funcionalidade aos Novos Desafios Profissionais".

O eventou contou com a participação de grandes nomes nacionais e internacionais da Fisioterapia...continue lendo a matéria...
Comments

Estudo de caso de paciente com fixador externo na fisioterapia aquática

12
Paciente G.M.S , 12 anos com diagnóstico de Deficiência Congênita de Fêmur a ESQ submetido a cirurgia em 13/09/10 – Alongamento de Fêmur E sobre haste e Osteotomia do Fêmur Dir.


OBJETIVO: Analisar parâmetros de marcha e amplitude de movimento em um paciente com fixador externo após 1 sessão de intervenção de fisioterapia aquática.

MATERIAIS E MÉTODO: Goniometria (avaliação da amplitude de movimento do joelho...

continue lendo a matéria...
Comments

Atuação da Fisioterapia Aquática Funcional na artrogripose multipla congênita

Primeiramente gostaria muito de elogiar o site. A iniciação desse projeto nos motiva cada vez mais a estudar e a pesquisar sobre a hidroterapia. Gostaria de estar sabendo um pouco mais sobre uma paciente com amioplasia de 2 anos, não deambuladora que esta começando a se arrastar de bumbum. O que eu devo trabalhar? E como a hidroterapia poderia ajudar nesse deslocamento?

Muito obrigada.

Rafaela N da S.
Fisioterapeuta - Mogi das Cruzes
continue lendo a matéria...
Comments

Gastrostomia e Fisioterapia Aquática Funcional [atualizado x2]

Bom dia, Juliana, Td bem?

Fiz o curso de Fisio Aquática Baseado em Evidências e gostei muito. Trabalho com fisio aquática e estou com uma dúvida: Estou com uma paciente de 1 ano que esta fazendo uso de sonda de alimentação abdominal. Fez a cirurgia há mais ou menos 2 meses. O que posso colocar para "tampar" o local da cirurgia para que a agua não retorne?

Obrigada,

Luana T. / Santa Rita do Sapucaí - MG
Fisioterapeuta / APAE 

continue lendo a matéria...
Comments

Consultoria: Atuação da fisioterapia aquática nas Distrofias Musculares [atualizado]

Um dos palestrantes do curso “FISIOTERAPIA AQUÁTICA FUNCIONAL BASEADA EM EVIDÊNCIAS” disse que pacientes com distrofias musculares que alcançam o objetivo funcional pré-estabelecido recebem alta da fisio aquática e são encaminhados para outros tipos de atividades.

Mas, tendo em vista que a distrofia muscular é progressiva e que em cada período o paciente apresenta um comprometimento diferente, o objetivo funcional não mudaria de acordo com a fase em que ele se encontra?

E se o objetivo funcional muda a cada fase, este não seria um tipo de paciente para se acompanhar até que não haja mais possibilidade de realizar um trabalho de fisio aquática?

Ficou, então, a dúvida sobre os critérios para alta...

continue lendo a matéria...
Comments