Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus. blog comments powered by Disqus

Lílian de Fátima Dornelas

Hidroterapia e Paralisia Cerebral: Revisão Sistemática da Literatura

Hidroterapia e Paralisia Cerebral: Revisão Sistemática da Literatura
Hydrotherapy and Cerebral Palsy: Systematic Review of the Literature

A Hidroterapia tem sido frequentemente indicada para a reabilitação de crianças com Paralisia Cerebral, que graças às particularidades presentes no meio líquido, é capaz de proporcionar uma variedade de benefícios motores, sensoriais, físicos e sociais. Objetivo: Revisar a literatura, buscando evidências sobre a eficácia da Hidroterapia em crianças e/ou adolescentes com Paralisia Cerebral. Método: Foi realizada pesquisa nas bases de dados eletrônicos Pubmed, Google Scholar e Scielo, publicados nos anos de 2000 a 2011 e escritos em português e inglês. Os artigos foram selecionados conforme os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos no presente estudo.

Resultados: continue lendo a matéria...
Comments

O Uso do Método Ai Chi na Promoção do Equilíbrio na Marcha Hemiparética: Estudo de Caso

O Ai Chi é uma atividade corporal aquática, tendo sido desenvolvida no Japão, em 1996, por Jun Konno. Em japonês, Ai significa amor e Chi energia. Este método foi criado a partir da combinação dos conceitos do Tai-Chi e do Qigong, juntamente com as técnicas de Shiatsu e Watsu.9-11 É  uma modalidade terapêutica individual, realizada dentro da água morna (na altura dos ombros), usando uma combinação de respiração profunda e movimentos lentos e largos dos braços, pés e tronco.
continue lendo a matéria...
Comments

Se eu tivesse uma piscina e nenhum material que conduta adotaria?

O fisioterapeuta possui vários recursos que podem aperfeiçoar a sua intervenção diante de determinada situação clínica e clientela. No entanto, ter os recursos não significa que tratará o paciente de maneira eficiente.

Ter uma piscina como recurso terapêutico e não ter materiais de apoio não limitará o fisioterapeuta a realizar seu trabalho. Porém, se o profissional não estiver preparado para tal situação, pode simplesmente fazer uma sessão de fisioterapia “molhada”.
continue lendo a matéria...
Comments