Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus. blog comments powered by Disqus

Utilização da CIF na Determinação de Objetivos em Fisioterapia Aquática Funcional

A fisioterapia aquática funcional utiliza os fatores presentes no diagrama da CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) na determinação dos objetivos funcional e específicos, e avalia de forma específica esses objetivos através de indicadores quantitativos e qualitativos de evolução.
continue lendo a matéria...
Comments

Consultoria: Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e Fisioterapia Aquática Funcional

Posso colocar na piscina um paciente com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) que esteja utilizando Ventilação Mecânica Não Invasiva (VNM) e quais são os cuidados a serem tomados?

Rafael G. P. B.
Fisioterapeuta - Sorocaba - SP
continue lendo a matéria...
Comments

Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) e sua aplicabilidade na Paralisia Cerebral (PC) [atualizado]

Olá estou muito confiante nesse site, pois percebo que o mesmo foi criado para divulgar conhecimento e não para vender produtos como na grande maioria.

Trabalho com Paralisia Cerebral e muitas vezes encontro dificuldades em traçar o meu objetivo com o paciente. Gostaria de saber um pouco mais sobre o GMFCS e através dele é possível direcionar o meu tratamento?

Natália M. R.
Fisioterapeuta - Maringá - PR
continue lendo a matéria...
Comments

Escalas para avaliação na dupla hemiparesia [atualizado]

Primeiramente gostaria de parabenizar a criação do site, pois acredito que desta forma poderemos caminhar para a excelência nos atendimentos em fisioterapia aquática.

Gostaria de saber quais são os instrumentos utilizados para avaliar o controle de tronco e as trocas posturais de pacientes com dupla hemiparesia pós TCE, pois os que tenho conhecimento foram criados apenas para hemiparesia?

Grato,

Carlos A.C.
Fisioterapeuta - Blumenau – SC
continue lendo a matéria...
Comments

Ataxia e Fisioterapia Aquática Funcional

Os pacientes com ataxia podem se beneficiar com atendimento de fisioterapia aquática funcional , a seguir exemplificaremos um caso.
 
É muito importante avaliar o comprometimento que mais interfere na execução da tarefa a ser adquirida,  mais importante ouvir do paciente qual tarefa seria esta.
continue lendo a matéria...
Comments

Consultoria: Tratamento de Piscina Terapêutica [atualizado x2]

Atualmente trabalho em uma clínica com duas piscinas, sendo uma com tratamento (cloro) e a outra com ozônio. Qual a diferença no tratamento? Eu posso atender qualquer paciente em ambas as piscinas?

Carmen R.S.
Fisioterapeuta – Clínica de Fisioterapia
Itú – SP
continue lendo a matéria...
Comments

Gastrostomia e Fisioterapia Aquática Funcional [atualizado x2]

Bom dia, Juliana, Td bem?

Fiz o curso de Fisio Aquática Baseado em Evidências e gostei muito. Trabalho com fisio aquática e estou com uma dúvida: Estou com uma paciente de 1 ano que esta fazendo uso de sonda de alimentação abdominal. Fez a cirurgia há mais ou menos 2 meses. O que posso colocar para "tampar" o local da cirurgia para que a agua não retorne?

Obrigada,

Luana T. / Santa Rita do Sapucaí - MG
Fisioterapeuta / APAE 

continue lendo a matéria...
Comments

Cursos em Fisioterapia Aquática Funcional

Pergunta de Vanderlei N. J.: Olá, gostei muito do site de vocês. Gostaria de saber se estão pretendendo fazer algum curso e se estiver, se possível mandar o cronograma, estou querendo fazer um curso de hidroterapia.
Obrigado.
continue lendo a matéria...
Comments

Consultoria: Atuação da fisioterapia aquática na Paralisia Cerebral

Uma outra palestrante do curso “FISIOTERAPIA AQUÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS” apresentou um trabalho de ativação muscular na fisio aquática com uma paciente portadora de PC em nível IV, gostaria de saber se fosse um paciente em nível superior (mais grave), que não tivesse cognitivo preservado, seria interessante um trabalho de ativação muscular na fisio aquática e por quê? Se sim, poderia ser aproveitado os reflexos primitivos que o paciente ainda apresentar para trabalhar uma ativação muscular reflexa?
continue lendo a matéria...
Comments

Consultoria: Atuação da fisioterapia aquática nas Distrofias Musculares [atualizado]

Um dos palestrantes do curso “FISIOTERAPIA AQUÁTICA FUNCIONAL BASEADA EM EVIDÊNCIAS” disse que pacientes com distrofias musculares que alcançam o objetivo funcional pré-estabelecido recebem alta da fisio aquática e são encaminhados para outros tipos de atividades.

Mas, tendo em vista que a distrofia muscular é progressiva e que em cada período o paciente apresenta um comprometimento diferente, o objetivo funcional não mudaria de acordo com a fase em que ele se encontra?

E se o objetivo funcional muda a cada fase, este não seria um tipo de paciente para se acompanhar até que não haja mais possibilidade de realizar um trabalho de fisio aquática?

Ficou, então, a dúvida sobre os critérios para alta...

continue lendo a matéria...
Comments

Consultoria: Pesquisa de satisfação

Gostaria de uma opinião: Vocês já aplicaram alguma pesquisa de satisfação com os pacientes atendidos na piscina? Gostaria de realizar isso aqui em RP, mas não tenho experiência com essa área e nem sei como devo proceder. Alguma ideia?continue lendo a matéria...
Comments